Return to Website

Fórum de timor.no.sapo.pt

Para troca de mensagens e pequenos artigos de opinião, desde que se enquadrem no espírito e nos objectivos desta página.

Fórum de timor.no.sapo.pt
Start a New Topic 
Author
Comment
jovem portuguesa com namorado timorense

Olá a todos

Descobri este sítio por acaso há alguns dias e achei-o muito interessante. Namoro há alguns meses com um rapaz timorense e por isso foi fascinante descobrir mais coisas sobre a terra de que ele tanto fala, e com tanta saudade...

Não conheço mais nenhum caso de jovens portuguesas que namorem com rapazes timorenses (ou o inverso) e por isso deixo aqui esta mensagem.
Gostava que partilhassem, entre outras coisas que queiram partilhar, a experiência da reacção dos outros (da sociedade, dos amigos, das famílias...).

Falo disto porque sinto alguma desconfiança por parte das pessoas que nos vêem juntos, tanto os estranhos com quem nos cruzamos na rua, como por vezes até mesmo a família (a minha, não a dele). Felizmente, os amigos, esses, sempre deram o seu apoio incondicional.

É uma situação que se torna por vezes constrangedora, e chega por vezes a ser difícil de lidar, sobretudo para mim, devido a alguma pressão negativa por parte dos meus pais e que acaba, ocasionalmente, por gerar conflitos.

Não sei muito bem com quem partilhar esta situação, além do meu namorado, e por isso lembrei-me que talvez neste fórum alguém tivesse pelo menos alguns conselhos a dar, algumas histórias para contar...

Muito Obrigada pela vossa atenção

Re: jovem portuguesa com namorado timorense

Cara Ana:
Este ano tive a honra e o prazer em ser padrinho de casamento de um jovem timorense que se casou com uma amiga minha, portuguesa de gema. Estão os dois a viver em Díli e têm um site na net com o seguinte endereço: http://mariafilomeno2.no.sapo.pt/
Espero que ao veres as fotos deste feliz casal, sintas mais forças para manter o teu namoro. Historicamente, sempre houve mais casamentos entre portugueses homens com mulheres timorenses do que o inverso, mas isso deveu-se a que raras mulheres solteiras iam para Timor, enquanto homens solteiros eram a maioria...
Se quiseres mais pormenores sobre "casos" idênticos ao teu, não exites em me contactar, pois 2ª feira parto para férias (merecidas...!)
Um abraço
Henrique Braga

Re: jovem portuguesa com namorado timorense

Cara Ana:

Não passando por uma realidade como a tua, não quis deixar de te mandar, ainda que pala net, uma palavra de apreço e de incentivo. Infelizmente, vivemos numa sociedade preconceituosa que olha com desdém tudo o que acha fugir dos padrões, por ela impostos. Mas porque ser´que o amor têm que estar subjugado a questões de raça e credo?! Não te sintas mal... é inveja o que as pessoas sentem quando olham para ti na rua. Porque tu foste mais além e preferiste o amor á estúpida descriminação.

Desde que te sintas feliz, segue apenas o teu coração. Pela minha parte acho-te uma sortuda... Não só encontraste o AMOR, como o encontraste junto de alguém proveniente do povo mais belo do mundo.

Muitas felicidades para os dois.
Caso queiras falar, é só escreveres para o meu mail.

Beijinhos.

Cátia

Re: jovem portuguesa com namorado timorense

Olá Ana!

Andava a pesquisar este site e achei a tua história muito interessante. Sou filha de uma timorense e um português. A minha mãe também teve algumas situações menos agradáveis quando decidiu casar-se com o meu pai. É uma história muito bonita. Eles conheceram-se cá quando a minha mãe estava de férias no Algarve, e foi a aí, à 26 anos que tudo começou. Hoje somos uma familia grande, desse amor nasceram 3 meninas e 1 menino. Assim como a minha mãe, tenho muitos mais casos, tenho tios que se casaram com mulheres portuguesas e tias que se casaram com homens portugueses, alias a minha familia é toda luso-timorense. E nós nos orgulhamo-nos imenso por isso. Temos uma diversidade de culturas na familia muito bonita e interessante. Concerteza que já deves ter ouvido falar na familia dos Carrascalões. Eu faço parto dela. Concerteza que o teu namoradpo deve conhecer. Se assim for, ele deve conhecer a historia da minha familia!
Acho que não te deves envergonhar-te por isso. Faz sempre o que o teu coração manda. Tenta compreender os teus familiares para eles te compreenderem a ti. São culturas diferentes, e as vezes e dificil de aceitar. Mas veras que com o tempo hao-de compreender esse amor e vao acabar por aceitar.
Gostei que partilhasses um pouco da tua vida aqui. Desejo as maiores felicidades para a tua relação.
Beijinhos,
Isabel Correia

Re: Re: jovem portuguesa com namorado timorense

Olá Ana!

Andava a pesquisar este site e achei a tua história muito interessante. Sou filha de uma timorense e um português. A minha mãe também teve algumas situações menos agradáveis quando decidiu casar-se com o meu pai. É uma história muito bonita. Eles conheceram-se cá quando a minha mãe estava de férias no Algarve, e foi a aí, à 30 anos que tudo começou. Hoje somos uma familia grande, desse amor nasceram 3 meninas e 1 menino. Assim como a minha mãe, tenho muitos mais casos, tenho tios que se casaram com mulheres portuguesas e tias que se casaram com homens portugueses, alias a minha familia é toda luso-timorense. E nós nos orgulhamo-nos imenso por isso. Temos uma diversidade de culturas na familia muito bonita e interessante. Concerteza que já deves ter ouvido falar na familia dos Carrascalões. Eu faço parto dela. Concerteza que o teu namoradpo deve conhecer. Se assim for, ele deve conhecer a historia da minha familia!
Acho que não te deves envergonhar-te por isso. Faz sempre o que o teu coração manda. Tenta compreender os teus familiares para eles te compreenderem a ti. São culturas diferentes, e as vezes e dificil de aceitar. Mas veras que com o tempo hao-de compreender esse amor e vao acabar por aceitar.
Gostei que partilhasses um pouco da tua vida aqui. Desejo as maiores felicidades para a tua relação.
Beijinhos,
Isabel Correia