Return to Website

Fórum de timor.no.sapo.pt

Para troca de mensagens e pequenos artigos de opinião, desde que se enquadrem no espírito e nos objectivos desta página.

Fórum de timor.no.sapo.pt
Start a New Topic 
Author
Comment
Saudades de nascer

Olá:

Tenho saudades de nascer. Poruqe nasci em Dili-Timor, filha de mãe moçambicana e pai angolano, militar em comissão de serviço. Por isso, me digo lusíada.
Foi ele que criou o esquadrão dos Dragões da Palafita, no regimento de Cavalaria. E, numa das suas missões viu uma pegada pequena pré-histórica numa gruta da montanha.
Sorri quando descobriram o Homo Floriensis.
Os meus pais falam-me de um lago na montanha onde havia camarão. Isso ainda existe? E das piscinas termais...
Saí ainda bébé de Timor e, só me lembro de Timor pelos filmes de 8 mm que os meus pais fizeram. Entre os quais, o Ritual do Búfalo.
Gostava de voltar, visitar ou trabalhar, aí. Como Formadora de Português Língua Estrangeira, professora, jornalista, sei lá. Mas não posso entrar nos concursos porque o meu curso, por razões burocráticas e políticas, não é considerado habilitação suficiente. Tenho o curso de Comunicação Social, Pós-graduação em Relações Interculturais e Ciências da Comunicação. E sou, actualmente, professora universitária.
De que é que Timor precisa? E já há Universidade? Eu pesquisei no site do Governo, e não encontrei.

Abraço

MJB

Re: Saudades de nascer

Olá.
Sou portuguesa e vivo em França.
Não nasci em Timor, mas quase que possi dizer que renasci nesta ilha. Estive em Timor vai para 4 anos (Como o tempo passa!). Fui embora pouco antes da celebração da Indpendência, pouco antes do nascimento da minha filha. Fui para lá como Professora de Português, através de uma ONG.
O tempo que passei lá foi maravilhoso. Apesar de toda a probreza que se fazia sentir, nunca fui tão feliz como em Timor.
Quanto a universidades, em Díli há a Universidade de Díli. Penso que a única em Timor. Mas há muitas escolas, licéus onde se aprende o português. Há também o Centro de Língua Portuguesa, do Instituto Camões.
Vivi em Gleno, capital do distrito de Ermera.
E pelo que continuo a ler nos jormais, Timor precisa de tudo ainda.

O meu sonho, que espero concretizar a médio prazo, é de voltar para Timor. Esperemos que o realize antes de 2015...

Abraço
Fernanda

Re: Saudades de nascer

Ola Fernanda:

Já conseguiu regressar a Timor? Eu estive este último ano em Angola e agora ando a sonhar outra vez com a ilha.

Um abraço

MJ