Return to Website

Fórum de timor.no.sapo.pt

Para troca de mensagens e pequenos artigos de opinião, desde que se enquadrem no espírito e nos objectivos desta página.

Fórum de timor.no.sapo.pt
Start a New Topic 
Author
Comment
Procuram-se falantes de tétum para colaborar na Wikipédia.

Procuram-se falantes de tétum (idealmente, falantes nativos) que estejam dispostos a dar a sua colaboração, a título voluntário, no lançamento de uma versão em tétum da Wikipédia.

A Wikipédia (http://www.wikipedia.org) é uma enciclopédia livre -- ou seja, que pode contar com a colaboração de qualquer pessoa e que não está sujeita a direitos de autor --, disponível na Internet em mais de 200 versões linguísticas, entre as quais a versão em língua inglesa (com cerca de 900 mil artigos) e a versão em língua portuguesa (perto de 100 mil artigos).

Este projecto, gerido pela Wikimedia Foundation, iniciou-se em Janeiro de 2001 e abriga actualmente mais de 3 milhões de artigos nos diversos idiomas.

As páginas da Wikipédia podem ser criadas e modificadas através de um simples browser como o Internet Explorer. Vários autores podem trabalhar em conjunto editando sucessivamente a mesma página. Um colaborador tanto pode participar esporadicamente, como de forma regular e intensa. E pode assumir vários níveis de colaboração: pode escrever e melhorar artigos, corrigir gralhas e erros ortográficos, traduzir artigos, produzir software, participar em discussões, etc.

Apesar da Wikipédia ter já versões em muitas línguas minoritárias -- como, por exemplo, em asturiano, corso, havaiano, maori, nauruano, samoa, siciliano, tártaro, tongano, entre muitas outras -- ainda não dispõem de uma versão em tétum, principal língua nacional de Timor-Leste e língua co-oficial do país, em conjunto com o português.

O pedido para criação da uma Wikipédia em tétum deu entrada na Wikimedia Foundation em Novembro de 2005 e mereceu o consenso geral. O arranque está apenas pendente da existência de falantes nativos de tétum que estejam dispostos a colaborar no projecto.

Os colaboradores com perfil ideal serão os que têm o tétum por língua materna e dominam também outras línguas, como o português e/ou o inglês. É também importante que tenham facilidade de escrita e uma boa cultura geral. E, é claro, acesso à Internet.

Se estiver nestas condições e quiser colaborar, p.f. envie-me um e-mail (manuel.sousa@tvtel.pt).

Cumprimentos,
Manuel de Sousa
Porto, Portugal