Return to Website

Fórum de timor.no.sapo.pt

Para troca de mensagens e pequenos artigos de opinião, desde que se enquadrem no espírito e nos objectivos desta página.

Fórum de timor.no.sapo.pt
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Re: aulas em Timor


Caro colega,acho que não nos conhecemos em Timor.As palavras que eu escrevi pretenderam ser apenas um testemunho pessoal, uma troca de ideias.Não pretendo avaliar o trabalho de ninguém nem passar atestados de competências...eu apenas sou mais uma professora...num ano lectivo, as mesmas turmas trocarem de professores de três meses em três meses, não me parece o melhor, mas é a minha opinião.Todos os colegas que passaram por Timor, independentemente do tempo que lá estiveram, deram o seu contributo.Quanto aos critérios de selecção apenas digo que a experiência devia ter algum peso.Quanto às equiparações de cursos dos clientes das universidades privadas e públicas,não me parece justo em alguns casos.Claro que o sistema não funcionou a 100%...mas nenhum funciona...e houve colegas que fizeram um trabalho extraordinário... As minhas palavras apenas pretendem dar testemunho de uma experiência que para mim foi muito gratificante, quer pessoal quer profissionalmente...enquanto professora senti-me extraordinariamente útil e recompensada pelos resultados obtidos pelos meus alunos.Creio que o colega faz uma análise objectiva (muito necessária)da sua experiência de Timor...a minha é mais pessoal e emotiva...a minha Filomena é de Díli e claro que o português que sabe não é apenas o resultado do que eu lhe ensinei, uma grande parte é o resultado do seu esforço, trabalho e vontade de aprender...


mais vale tarde que nunca!Às vezes é preciso uma certa distância para falar do que nos marcou muito...dar aulas em Timor, o contacto com aqueles alunos marcou-me muito...

--- --- --- --- --- --- --- --- ---

Replying to:


Cara (ex) colega,